aTUAção perifasul

Iniciativa de comunicadora, criada durante o isolamento, tem papel importante no combate às fake news no Capão Redondo, periferia de São Paulo.

“Não é só nesses tempos que temos que tomar cuidado com a desinformação, mas é essencial que nesse momento de tantas incertezas a gente fique longe desse tipo de conteúdo que, muitas vezes, tem o objetivo de nos fragilizar ainda mais”, diz Gisele no primeiro episódio do podcast Manda Notícias.

Criado pela jornalista, ativista e educadora popular Gisele Alexandre, moradora do Capão Redondo, periferia sul de São Paulo, o podcast começou a ser transmitido em suas redes sociais pessoais em 23 de março. O objetivo inicial do projeto era divulgar as checagens que fazia diariamente, a partir das mensagens recebidas de amigos e parentes por WhatsApp, em sua grande maioria fake news.

No episódio divulgado no dia 1 de abril, a jornalista contou sobre uma postagem que circulou nas redes sociais que afirmava que quando a epidemia de H1N1 chegou no Brasil, em 2009, matou mais pessoas do que o coronavírus. Por meio de dados oficiais, ela contou o caminho da apuração, trouxe dados oficiais e fez o comparativo das duas doenças.

Em pouco mais de uma semana no ar, os conteúdos ganharam admiradores e, atualmente, o canal tem um número exclusivo e uma lista de transmissão com mais de 500 números cadastrados.

Além do envio via WhatsApp (para receber envie uma mensagem para o número (11) 98336-0334), todos os episódios do podcast podem ser acessados em suas redes sociais pessoais Facebook, IGTV, Youtube e também no Spotify.